Feliz Ano Novo para você que planeja ser mamãe em 2025!

Como a Medicina Chinesa Pode Ajudar Você a Realizar o Sonho da Maternidade

Feliz Ano Novo para você que planeja ser mamãe em 2025!

Imagino que a ressaca emocional possa ter passado por aí junto com o Papai Noel e decidido estender as férias por mais alguns dias. Nesse encontro com familiares e amigos, pode ser que você tenha sido questionada – ou que tenha perguntado a si mesma: ”Por que eu ainda não tive um filho?”

Sobre a jornada

Se essa jornada em busca do positivo ainda é novidade para você, talvez ainda não se sinta pressionada (às vezes, literalmente) em festas de fim de ano, aniversários ou encontros com amigos. Mas, se você já se declara tentante, algumas pessoas próximas podem achar que têm a liberdade de sugerir coisas, e aí você acaba ouvindo:

Esses comentários, por mais bem-intencionados que sejam, podem gerar angústia e tristeza, levando você a se sentir ainda mais sozinha. Mas calma, estou aqui para te ajudar! Lembra que eu disse que você pode contar comigo e com o meu trabalho como sua rede de apoio? Pois bem, vamos juntas analisar o que pode ser feito nessas situações e descobrir como práticas da Medicina Chinesa podem ajudar.

Dicas para lidar com situações desconfortáveis:

1. Tenha um “código” com o seu parceiro.
Combine com ele palavras-chave ou gestos que indiquem que você está desconfortável, permitindo que ele te ajude a escapar dessas conversas. Com vocês alinhados, o fardo das conversas indelicadas será dividido.

2. Aprenda a impor limites claros.
Use frases como: “Prefiro não falar sobre isso.” No começo pode ser desconfortável, mas proteger sua saúde emocional é essencial para quem está tentando engravidar.

Apesar de um estudo americano afirmar que ansiedade, depressão e estresse não determinam os resultados em tratamentos de reprodução assistida, um estudo polonês sugere que distúrbios emocionais podem interferir na secreção hormonal e no desenvolvimento do endométrio. Assim, procurar suporte psicológico é altamente recomendado.

E não, você não precisa se culpar por “não relaxar o suficiente para engravidar”. Na verdade, relaxar demais pode atrasar o sonho da maternidade, que poderia ser resolvido com uma boa consulta médica e um tratamento integrativo adequado ao seu caso. Mas ninguém precisa lidar com tudo isso sozinha até o dia da consulta, certo? Vou compartilhar duas técnicas que ensino às minhas pacientes para ajudar a aliviar o peso emocional da espera:

1) Acupressão do ponto VC17 para alívio da angústia

O ponto VC17 (Ren 17 ou ”Mar da Serenidade” é usado na Medicina Chinesa para aliviar ansiedade e melhorar a respiração. Ele está localizado no centro do peito.

Passo a passo: 1. Localize o ponto:
Sente-se confortavelmente com as costas eretas. Encontre o ponto no centro do peito, no nível dos mamilos, ao longo da linha média do corpo (sobre o esterno).

2. Prepare-se:
Feche os olhos, respire profundamente algumas vezes e visualize a intenção de aliviar a angústia.

3. Estimule o ponto:
Com os dedos indicador e médio, aplique pressão suave e firme no VC17. Faça movimentos circulares lentos no sentido horário por 1 a 2 minutos.

4. Combine com a respiração:
Inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca, imaginando a tensão saindo do corpo.

5. Finalize:
Retire os dedos, continue respirando fundo e observe como se sente. Repita 2 a 3 vezes ao longo do dia ou sempre que precisar.

2) Técnica de mindfulness para lidar com perguntas sobre gravidez

Essa técnica ajuda a reduzir o impacto emocional de perguntas estressantes.

Passo a passo:
1. Reconheça seus sentimentos:
Quando surgir uma pergunta desconfortável, reconheça sua emoção (raiva, tristeza, frustração) sem julgamento. Diga internamente: “Estou sentindo [nome da emoção], e está tudo bem.”

2. Concentre-se na respiração:
Inspire lenta e profundamente, contando até 4. Segure por 2 segundos e expire lentamente, contando até 6. Repita o ciclo 3 vezes.

3. Redirecione a atenção:
Concentre-se em um ponto de ancoragem no corpo, como os pés no chão ou as mãos no colo. Observe as sensações físicas e mantenha o foco no presente.

4. Pratique uma resposta gentil: Prepare frases como:
- o “Estamos vivendo um dia de cada vez.”
- o “Prefiro não falar sobre isso agora, mas agradeço sua preocupação.”
Use-as com calma e firmeza.

5. Reforce com afirmações positivas:
Após a interação, diga a si mesma: “Estou no controle do que compartilho. Meu bem- estar é minha prioridade.” Respire fundo novamente e agradeça por ter gerenciado a situação com tranquilidade.

Espero que 2025 seja leve e cheio de alegrias para você. Estou aqui para te acompanhar nessa jornada. Conte comigo!

Um beijo,
Renata Fuga

Quer receber boletins gratuitos por email toda semana, com informações sobre em qual estágio a sua gravidez está? Inscreva-se aqui.

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos gratuitamente

Após o preenchimento aperte o no botão "REALIZAR CADASTRO"

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos gratuitamente

Após o preenchimento aperte o no botão "REALIZAR CADASTRO"

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos gratuitamente

Após o preenchimento aperte o no botão "REALIZAR CADASTRO"

Preencha o formulário abaixo para liberar a aula

Após o preenchimento aperte o no botão "LIBERAR AULA"

Bem-vindo de volta

Digite seu endereço de e-mail para entrar na sua conta do Papo de Berço

Novo no Papo de Berço?

Recuperar Senha

Esqueceu a sua senha? Sem problemas. Insira o seu endereço de e-mail aqui e enviaremos um link para que você altere a sua senha.