A Jornada da Fertilidade
Como a Medicina Chinesa Pode Ajudar Você a Realizar o Sonho da Maternidade
Olá, futura mamãe! A Papo de Berço agora também fala com você!
Afinal de contas, uma mãe surge muitas vezes, bem antes de um positivo.
Eu sou Renata Fuga, farmacêutica e acupunturista, e trabalho com tentantes, perseverantes ou, simplesmente, pessoas que querem engravidar há 10 anos. Me sinto muito feliz de participar dessa plataforma incrível que traz informações relevantes, confiáveis e essenciais para o mundo das mamães e, agora, de vocês também.
Hoje quero te apresentar um universo diferente daquilo que você provavelmente está acostumada a pesquisar para aumentar suas chances de engravidar. Quero te mostrar como a Medicina Chinesa pode ser uma aliada nas suas tentativas e te dar dicas práticas que você pode começar a aplicar a partir de agora para conseguir realizar seu sonho da maternidade mais rápido.
Quando pensamos em Medicina Chinesa, logo vem as agulhinhas de acupuntura na nossa cabeça, e isso pode trazer um pouquinho de aversão para algumas pessoas. Mas, na verdade, a Medicina Chinesa é um conjunto de técnicas milenares, que surgiu há mais de 5000 anos, capaz de equilibrar nosso corpo e nossa mente e, por isso, pode te ajudar a engravidar.
Nesse universo oriental, entendemos que tudo é energia: seus folículos, sua ovulação, aquilo que você come, o que você sente e até mesmo com o que você trabalha. E essa energia, que também é chamada de Qi, se transporta através de meridianos energéticos que levam nomes de alguns dos nossos órgãos. Se essa energia flui em equilíbrio, você tem um ciclo menstrual dentro da sua normalidade, consegue ovular e engravidar. Porém, se essas energias estão desequilibradas, você pode apresentar disfunções como síndrome dos ovários policísticos, endometriose, baixa reserva ovariana, gerando casos de infertilidade.
Para saber como está sua energia, devemos olhar para sua saúde de maneira integrativa e descobrir qual elemento está desequilibrado. Mas calma que isso eu vou explicando ao longo dos artigos que trarei para vocês aqui. Hoje quero deixar algumas dicas práticas para você colocar em prática a partir de agora.
Café da Manhã: O ponto de partida para uma vida mais fértil
Das 7h às 9h, o meridiano do Estômago tem maior capacidade de absorver a energia dos alimentos. Das 9h às 11h, é a vez do meridiano do Baço gerar energia e sangue para o organismo. Esses meridianos também influenciam o crescimento dos folículos, a formação do endométrio e a qualidade do muco cervical, essencial para a fertilidade.
Se você não sente fome pela manhã, experimente começar com refeições leves, como:
- Mingau de aveia com sementes de linhaça e frutas vermelhas.
- Pão integral com abacate ou ovo cozido.
- Chá de gengibre para aquecer o corpo e estimular o sistema digestivo.
- Evite alimentos ultraprocessados, como biscoitos ou pães com muitos conservantes.
Sono: A base para o equilíbrio energético
O sono é comandado por vários meridianos, principalmente o do Fígado, que funciona melhor entre 1h e 3h da manhã. Durante esse período, ele metaboliza emoções e transporta energia e sangue. Quem sofre de insônia ou trabalha nesse horário pode apresentar sintomas como cólicas, coágulos menstruais, irritabilidade e dores de cabeça.
Para melhorar o sono:
- Crie uma rotina noturna: desconecte-se das telas pelo menos 1 hora antes de dormir
- Tome um chá calmante, como camomila ou erva-cidreira, antes de se deitar
- Experimente técnicas de relaxamento, como meditação ou automassagem nos pés (pontos como R3 – Rim 3 podem ajudar)
O ponto R3 de acupuntura, também conhecido como Taixi, está localizado na parte interna do tornozelo, na metade da distância entre o tendão do calcâneo e o ponto mais saliente do maléolo.
Outras Dicas Práticas
- Exercícios suaves: Movimentos como ioga ou caminhadas leves podem ajudar a melhorar a circulação do Qi (energia) e do sangue.
- Evite alimentos frios: Consuma comidas mornas, como sopas e ensopados, para preservar o calor interno, essencial para o útero.
- Automassagem no abdômen: Faça movimentos circulares no baixo ventre pela manhã para ativar a energia nos meridianos.
- Reduza o estresse: Técnicas como respiração profunda podem ajudar a equilibrar o Qi do Fígado, evitando sua estagnação.
A jornada da tentante pode ser mais leve quando entendemos que tudo está interligado e que podemos ir ajustando nossos hábitos para observar o que funciona melhor para cada uma. Você e sua jornada são únicas, e por isso, a Medicina Chinesa pode te ajudar. Conte comigo nessa caminhada, você não está sozinha.