Bebês com menos de 1 ano que lacrimejam com frequência

Amamentar não é algo tão intuitivo para os seres humanos como é para outros mamíferos.

Lacrimejamento persistente em bebês com menos de 1 ano

Umas das principais causas de lacrimejamento persistente em bebês, chamada epífora, é secundário à obstrução parcial ou total do ducto nasolacrimal.

Obstrução congênita

A obstrução congênita do ducto nasolacrimal é a obstrução membranosa da abertura do ducto nasolacrimal na cavidade nasal (válvula Hasner). Pode  acometer 6–20% dos recém-nascidos, e é a doença das vias lacrimais mais frequente em bebês . Tende a se resolver espontaneamente por si só, com 96% dos pacientes se recuperando espontaneamente com 1 ano de idade.

Tratamento

A abordagem de tratamento padrão defende a aplicação inicial de medidas conservadoras, realizando massagem na região do ducto nasolacimal 4-6 vezes ao dia. Sendo intervenção cirúrgica (sondagem) reservada aos casos em que não há resolução espontânea, exceto nos casos de inflamação ocular persistente (por exemplo dacriocistite aguda ou blefarite prolongada). A massagem do saco lacrimal pode promover a resolução como uma pressão, pois esse movimento empurra o conteúdo do saco lacrimal em direção à extremidade inferior do ducto nasolacrimal (método Crigler). Não há provas suficiente de sua eficácia, mas isso pode ser feito em casa.  Assim,  não há custos envolvidos. Além disso, não temos relatos de efeitos negativos claros; sua implementação é sugerida, sempre que possível.

Importante

Importante que os pais e/ou responsáveis lembrem-se da higiene das mãos e da região ocular, antes do início da massagem. Reforçamos também a importância de procurar uma avaliação oftalmológica na persistência dos sintomas, principalmente se sinais de infecção ocular (secreção ocular, hiperemia, edema palpebral, entre outros). 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tsugihisa Sasaki , et al. Congenital nasolacrimal duct obstruction: clinical guideline. Japanese Journal of Ophthalmology (2024) 68:367–388. Disponível em https://doi.org/10.1007/s10384-024-01064-4

Quer receber boletins gratuitos por email toda semana, com informações sobre em qual estágio a sua gravidez está? Inscreva-se aqui.

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos gratuitamente

Após o preenchimento aperte o no botão "REALIZAR CADASTRO"

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos gratuitamente

Após o preenchimento aperte o no botão "REALIZAR CADASTRO"

Preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos gratuitamente

Após o preenchimento aperte o no botão "REALIZAR CADASTRO"

Preencha o formulário abaixo para liberar a aula

Após o preenchimento aperte o no botão "LIBERAR AULA"

Bem-vindo de volta

Digite seu endereço de e-mail para entrar na sua conta do Papo de Berço

Novo no Papo de Berço?

Recuperar Senha

Esqueceu a sua senha? Sem problemas. Insira o seu endereço de e-mail aqui e enviaremos um link para que você altere a sua senha.