Ansiedade no primeiro trimestre
Amamentar não é algo tão intuitivo para os seres humanos como é para outros mamíferos.
Ansiedade no primeiro trimestre:
Sabemos dos riscos do primeiro trimestre de uma gestação e quanta angústia envolve esperar as 12 semanas para finalmente soltar o ar que está preso nos seus pulmões, por isso falar sobre o manejo da ansiedade nesses primeiros meses é tão importante para a sua saúde mental!
Você descobre que está grávida e quer dividir isso com alguém! Com o mundo!!
Mas logo vem aquela pessoa e joga o primeiro (de muitos) balde de água fria: Você não pode contar para ninguém no primeiro trimestre! Precisa esperar para ver se a gravidez “vai pra frente”.
Pronto! Foram inaugurados novos níveis de ansiedade!
Um medo que você nunca sentiu antes misturado com uma confusão que quase ninguém comenta: “e se não der certo”?
Muitas vezes quando falam sobre a gestação sempre mencionam situações vividas no segundo ou no terceiro trimestre: a barriga enorme, os movimentos do bebê e a ansiedade para o parto. Mas quase nunca falam sobre a apreensão que é viver por três meses sem saber ao certo como estão as coisas dentro de você, sobre as idas ao banheiro com medo, sobre monitorar sintomas e sobre se sentir quase sem ar em dias de ultrassom.
Pelo contrário! Quando dizem “não conte a ninguém até ter certeza que está tudo bem” quase tiram o direito da mãe de sentir emoções felizes: você não sabe se pode ficar feliz, já que não tem essa certeza que tanto falam, você também não entende sobre esse medo que não te deixa em paz já que quase nunca dão voz a ele em rodas de conversas maternas, e você não pode dividir essas dores com mais ninguém, já que “não pode contar”.
Essa é a receita perfeita para a ansiedade.
Mas vou dividir algo com você: você pode sentir tudo isso que você está sentindo! Pode ficar feliz, pode ter medo, pode se preparar, pode querer chorar, PODE CHORAR!
Embora as pessoas não ajam assim, vou te contar o maior segredo desse artigo:
Você já é mãe!! Sim, desde aquele momento em que você viu o resultado do seu teste de gravidez! E nada nem ninguém pode roubar isso de você!
Um ponto interessante para lidar com a ansiedade é justamente dar vazão a essas emoções. Sentir é a melhor forma de manejar sentimentos! Porque é sentindo que você consegue dar nome para cada pensamento que tem permeado a sua cabeça tarde da noite, é sentindo que você consegue entender melhor sobre como tem enxergado a maternidade e é sentindo que a ansiedade vai deixar de te paralisar.
Esses três meses não precisa ser marcado por inseguranças e solidão; você pode vivê-los já se preparando para a chegada do seu filho! E se preparando para uma das coisas mais importantes da maternidade: tomar as rédeas das suas decisões.
E você pode começar decidindo: contar ou não contar?